segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Estatísticas sobre Fraturas na Coluna (relembrando)

fratura

Outro dia postamos sobre alguns dos Tipos de Fratura na Coluna Vertebral , aqui vocês podem conferir algumas estatísticas sobre esse tipo de fratura:
  • uma mulher, acima de 50 anos, tem um risco de 16% de sofrer uma fratura na coluna
  • um homem, acima dos 50 anos, tem um risco de 5% de sofrer uma fratura na coluna
  • as fraturas vertebrais que passam despercebidas chegam a: 46% na América Latina, 45% na América do Norte, 29% na Europa, África do Sul e Brasil
  • a média é de que apenas 1/3 das fraturas vertebrais chegam a tratamento clínico
  • uma mulher com 65 anos de idade, tem 1 chance em 4 de ter outra fratura em 5 anos
  • os riscos de fraturas vertebrais aumentam com a idade, em ambos os sexos
  • no Brasil, 1 pessoa em cada 17 tem osteoporose

E a osteoporose continua sendo a campeã das causas desse tipo de fratura.

Veja mais notícias e informações em: IOF (International Osteoporosis Foundation)


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A coluna Vertebral e o seu peso


A obesidade é um grande problema para a nossa Coluna Vertebral. É a coluna que sustenta o nosso peso, então fica fácil de entender né? quanto mais pesado o corpo, mais sofre a coluna.

O acúmulo de gordura na região do abdomen é mais prejudicial ainda, pois faz o corpo se projetar para a frente, causando a dor lombar, muito comum.

O ideal é você se preocupar com seu peso não somente pela estética, mas principalmente pela saúde, além de afetar outras áreas da saúde, a coluna vertebral sofre muito.

Para isso não deixe de fazer exercícios regulares e manter uma alimentação saudável!
Procure uma nutricionista para ajudar a manter o peso dentro do ideal, você pode!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Posição para dormir


Já que paqssamos boa parte de nossas vidas dormindo, devemos aprender como dormir bem ... eu já fiz aqui alguns posts sobre o assunto que valem lembrar:

Mas o que aprendi agora é sobre a posição de dormir, sabia que dormir de bruços faz mal pra coluna?
Pois é faz muito mal pra coluna e pescoço, e dormindo com dor significa um sono ruim e um dia seguinte não muito bom, você vai se sentir sonolento e cansado.
Estresse sobre a coluna vertebral aumenta o estresse sobre o resto da sua estrutura. Além disso, desde a coluna vertebral é um trajeto para os nervos, estresse da coluna vertebral pode causar dor em qualquer lugar em seu corpo.
E claro, pra dormir de bruços você precisa dormir com a cabeça virada pra poder respirar, e é aí que o pescoço, a coluna cervical sofrem muito, pois ficam totalmente desalinhadas e tortas.
E as dores na coluna refletem em dores em outras partes do corpo, pois é da coluna vertebral que partem os nervos.
E o que fazer então? tentar dormir na posição correta, usar o travesseiro correto (veja nossos posts acima indicados) e não esquecer de alongar de manhã sempre!


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

IOGA


Trata-se das tradicionais disciplinas físicas e mentais de origem na índia, e associadas às práticas meditativas do Budismo e do Hinduísmo, as quais englobam religião e filosofia.
O termo também tem várias interpretações, sendo a origem delas a "união" (física e mística), e tem dezenas de linhas.
A IOGA é praticada e cultivada por 2 princípios centrais: 
A "Prática" e o "Não Apego"
Não se deve confundir IOGA com exercício, pois esta é na verdade um conjunto de  técnicas: como respirar melhor, praticar a concentração, entre outras.
Para as dores e problemas na COLUNA VERTEBRAL a IOGA é muito recomendada, e aqui alguns exemplos citados e específicos, mas claro é sempre recomendado procurar um professor de iogaterapia para orientar melhor nas posturas e suas restrições:


- TADASANA (postura da montanha): ajuda na postura correta, favorece a confiança e a felicidade, reduz a dor ciática, deve-se contrair o abdomen e as coxas:



 - KANDARASANA (Raiz bulbosa da Índia) = desvios da coluna, cifose, ombros e omoplata:




- MARICHYASANA (o nome de um mestre) = tonifica as vértebras, escoliose, dor lombar:





- MATSYASANA (peixe) = fortifica, tonifica e dá flexibilidade à coluna:


- PADAHASTHASANA (PADA=pés, HASTHA=mãos - postura da cegonha) = 
dor lombar e ciática:




- SUPTAVAJRASANA (esticamento sobre o solo) = ombros e dor ciática:




- PASCHIMOTANASANA (esticar as regiões posteriores) = complementar da postura anterior:




Algumas observações:
  • As posturas são inspiradas através da observação de animais e plantas;
  • Sempre permanecer na posição o tempo que achar confortável, desfazer lentamente e relaxar;
  • As posturas podem ser feitas diariamente, ou pelo menos 3 vezes por semana;
  • Manter a respiração leve, profunda e abdominal (quando você esquenta a cabeça, não te mandam respirar fundo? pois é ... assim muda seu estado de consciência);
  • Pode fechar os olhos e sentir cada músculo, órgão e articulação;
  • E pra localizar a consciência aplica-se também a mentalização, que pode ser pelo estímulo das cores (azul pra tranquilidade, laranja pra força, ...), ou levando força para certa parte do corpo.
Fonte: Revista Medicina Natural

Assim: Postura ► respiração ► concentração ► mentalização ►
                                realização da sua vontade.

Eu já fiz uso da iogaterapia há alguns anos atrás, mas para relaxamento e adquiri... uma fita (faz tempo mesmo kkkkk), que ensina passo a passo de uma posição para relaxamento, com técnicas de mentalização e uma música muito relaxante, quando uso funciona muito bem.

curiosidade: Sabe o significado do mantra OM ? É um poema religioso, uma saudação que produz efeitos psicológicos calmantes, e possui uma energia sonora que movimenta outras energias. É o som do universo. 







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