quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dormir Bem (relembrando...)



Sabiam que pra nossa coluna vertebral é muuuuuito importante dormir bem?
Já viram que quando a gente dorme melhor também passa o dia melhor?
E sem falar que muitas dores nas costas podem começar na cama...

Pois é verdade, mas pra dormir bem depende de muitos fatores, alguns fora do nosso controle, que são nossas dores nas costas que não nos dão trégua, mas há muita coisa que podemos fazer pra termos mais sonhos que pesadelos:
  • a peça-chave - o colchão: (experimente na loja)
        - não deve ser nem muito macio e nem muito rígido;
        - pode ser de espuma ou de molas, depende do seu gosto;
        - se for de mola existem alguns fatores, como mola ensacada ou não, o tipo de espuma da cobertura das molas, isso vai determinar o conforto;
        - se for de espuma deve-se escolher de acordo com o peso/altura:


  • o travesseiro e a posição: o material não interfere tanto como a altura:
             - pra dormir de lado (a melhor posição): essa altura deve ser igual                à distância entre o pescoço  e a extremidade do ombro;
            - pra dormir de barriga pra cima: deve ser mais baixo e deixar alinhada              a coluna dorsal e cervical;


E na hora de levantar da cama? Parece uma coisa muito simples e óbvia não é? mas pra quem já tem problemas na coluna sabe o quanto isso é difícil.
A melhor forma é deitar de lado, apoiar o cotovelo e a mão na cama e "empurrar" o corpo pra sentar na beirada e assim levantar sem forçar a coluna.



Fonte: Revista Saúde

E pra o sono não demorar, e ainda ser leve e gostoso valem aquelas velhas dicas:
- um banho morno;
- um chazinho relaxante;
- uma alimentação leve, evitando cafeína;
- ambiente agradável: temperatura, som e luz suaves;
- horários saudáveis: deitar e levantar mais cedo;
- evitar atividades que estimulem o cérebro, logo antes de deitar;
- use essência de lavanda que relaxa bem, no banho, no colchão ou na lâmpada.

E você sabia que 1/3 de nossas vidas passamos na cama 
Por isso vale a pena investir, eu por exemplo, investi no ano passado em um bom colchão grande e de molas ensacadas, e em travesseiro ortopédico, e passei a dormir muito melhor. Também comprei um daqueles travesseiros de corpo (ou de rolo, ou como algumas mulheres chamam: o ricardão kkkkk), e melhora muito, embora ainda sinta dores nas costas, melhorou bastante com colchão e travesseiros bons.

E quando acordar, além daquele "pensamento positivo"... também vale fazer alongamentos na cama. Eu faço alongamentos pra coluna lombar ensinados pela fisioterapeuta e pelo menos já acordo cuidando de mim.
  
E olha aí a minha gatinha (Lilika) ... essa sim, como dorme, que inveja... mas sabem que uma terapeuta certa vez me falou que deveríamos observar mais os gatos, eles sim sabem viver, vejam como ele dorme muito e se espreguiça muitas vezes durante o dia, e com certeza esses alongamentos fazem bem, pois eles tem uma coluna muito flexível:






segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Travesseiro dos Sonhos!




Sabiam que o travesseiro tem uma grande importância quando se trata de coluna vertebral?
Sem travesseiro é prejudicial, muito alto também, e muito baixo também... então o que é ideal???


Também já fiz outros post sobre o assunto, que tal recordar:
- Travesseiro dos sonhos
- Dormir bem

E... Bons Sonhos!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Gestante x Coluna (...relembrando)

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Os médicos recomendam que exercício na gravidez é bom pra mamãe e ótimo para o bebê, principalmente no último trimestre.
Mas e a coluna das gestantes, tem cuidados especiais? claro, e os cuidados devem ser redobrados.
Estudos indicam que 80% das gestantes tem dor nas costas, e geralmente após o 5º mês, pois o peso da barriga e o aumento das mamas, interfere no centro de gravidade, trazendo problemas pra coluna lombar cuja curvatura fica aumentada (hiperlordose lombar) e na região sacro-ilíaca (fim da coluna), e somando-se a isso tudo ainda ocorre o relaxamento da musculatura elevando
ainda mais a sobrecarga.                                                     
                                                                                           by Renata F Nascimento
  
Sempre relato minhas experiências aqui nos meus post's, mas essa vou ficar devendo, pois por essa não passei e nem vou passar, mas sempre ouço reclamação de muitas dores nas costas durante a gravidez.


Alguns cuidados especiais para a coluna nessa fase:
  • praticar exercícios específicos, hidroginástica e caminhada;
  • tomar cuidado com o sobrepeso/obesidade;
  • fazer alongamentos;
  • praticar acupuntura, ioga, massagem e fisioterapia;                                                  
  • dormir bem, utilizando o travesseiro ou rolo nos joelhos;
  • evitar salto alto;
  • não ficar muito tempo sentada ou em pé;
  • elevar as pernas sempre que possível, para melhorar a circulação;
  • ter alimentação, que favorece o sistema gastrointestinal, diminuindo as dores nas costas;
  • usar uma pequena almofada nas costas ao sentar;
  • cuidar da postura;
  • e claro… seguir sempre as orientações médicas.
Quer ler mais um pouquinho , veja matérias interessantes na rede:



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E UM FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS VOCÊS, E ESTE ESPECIALMENTE PRA MINHA IRMÃ CIDA QUE DAQUI HÁ ALGUNS MESES ESTARÁ ME DANDO MAIS UMA SOBRINHA: A BRUNA !


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Desvios da Coluna (relembrando ...)




Nossa coluna tem algumas curvaturas normais como as da imagem acima. 
Os desvios na coluna são o aumento, diminuição ou ausência dessas curvas. 

Os desvios mais comuns são:





HIPERLORDOSE CERVICAL = aumento da  curvatura   cervical.





HIPERCIFOSE TORÁCICA = aumento da curvatura torácifa (forma corcunda)




► HIPERLORDOSE LOMBAR = aumento da curvatura lombar (bumbum arrebitado)









ESCOLIOSE = atinge a coluna torácica e lombar (em forma de S ou C )



   



COSTA PLANA = inexistência ou diminuição da curvatura normal da coluna.





As causas podem ser diversas e geralmente iniciam-se na infância ou adolescência, quando não são congênitas (adquirido antes de nascer):
  • infecções
  • doenças ósseas ( ex: osteoporose)
  • má postura
  • salto alto
  • traumas por acidentes
  • obesidade
                 Os tratamentos também são diversos, dependendo do grau desse desvio:
  • coletes ortopédicos
  • cirurgia
  • fisioterapia
  • RPG
  • acupuntura
E  claro, a prevenção é sempre o melhor remédio, e deve começar ainda na infância com uma boa educação postural, e exercícios físicos ou esportes, os quais fortalecem os músculos, porque depois, as muitas dores e outros problemas são inevitáveis.

E, só pra completar meus problemas de coluna, fui diagnosticada com ESCOLIOSE LOMBAR SINISTRO-CONVEXA, que quer dizer que tenho curvatura na coluna lombar em forma de C ao contrário, isto é, para o lado esquerdo... olha ela aí:










terça-feira, 11 de agosto de 2015

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Exercícios Físicos para a FIBROMIALGIA (relembrando...)

EXERCÍCIOS


O exercício físico é imprescindível para quem sofre com as dores crônicas e generalizadas da FIBROMIALGIA, mas claro, devem ser supervisionados e indicados por profissional qualificado, por isso comente sobre o assunto na sua consulta ao Reumatologista.




by mikebaird

Ainda que pareça difícil, pois a FIBROMIALGIA, além de ser muito dolorosa, trás junto a sensação de cansaço, mas após algum tempo (8 a 10 semanas) de exercício já dá pra sentir uma diferença, melhora os sintomas como o desânimo, a fadiga, a depressão e ajuda na boa qualidade do sono.

Segundo estudos, os exercícios trazem ainda benefícios psicológicos, além dos físicos, pois tem efeito analgésico trazendo resultados para a ansiedade e a sensação de bem-estar geral.

E isso tudo aumenta a flexibilidade e melhora a qualidade de vida em geral.

Os principais exercícios recomendados são:
  • alongamento
  • caminhada
  • atividades na água
  • exercícios de força
Os cuidados:
  • fazer avaliação médica
  • baixo impacto
  • iniciar aos poucos… escalonado
  • diminuir o ritmo em momentos mais agudos
  • treinar 2 a 3 vezes por semana


Fontes: Esporte com Saúde
             UNIFESP
             SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA

          
     

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Relaxamento para Coluna Cervical



O que acharam deste vídeo com fisioterapia para relaxamento da nossa coluna cervical? Bom né? simples e podemos fazer em qualquer lugar, já testei e gostei. Essa região do pescoço costuma estar sempre tensa (pelo menos em mim que sou inquieta), e ajuda mesmo.

Tenta aí você também!

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