terça-feira, 6 de novembro de 2012

Coletes ortopédicos: úteis mas com certo risco


Como tudo na vida: nem muito, nem pouco… só o necessário! Com os coletes ortopédicos também é assim. Para alguns casos se torna imprescindível e ajuda bastante, mas mesmo para esses casos há um paradoxo: imprescindíveis e de certa forma perigosos, pois podem ser uma armadilha…

Há vários tipos no mercado, de materiais e modelos diferentes, e para todas as partes da coluna, o que conheço bem e é meu companheiro é o colete cervical, e nem precisa falar que seu uso deve ser indicado pelo seu médico.

Eles estabilizam a coluna e assim diminuem a dor, mas devem ser usados nas fases agudas, pois por substituírem os músculos paravertebrais, podem enfraquecer esses músculos que são muito importantes para a sustentação da coluna vertebral. E assim quando não estiver usando o colete, com a musculatura frágil, a coluna é forçada ainda mais e assim a dor piora… é um dilema!

Como tem efeito analgésico, temos que ter cuidado para não se acomodar, mas isso é bem difícil, pois ele é muito incômodo, trazendo sofrimento com o calor e até feridas na pele.

Alguns dos motivos para usar os coletes ortopédicos:
  • pós cirúrgico
  • correção postural
  • doenças congênitas
  • fraturas

Exibir coletes ortopédicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails