quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A coluna e os ciclistas

bike

Olha aí eu (Luciano) quem ajudo a Mara nesse blog… e claro ela me ajuda nas dicas para que não tenha tantos problemas na coluna como ela.

E como passei a ser um novo ciclista(ela não é!), busquei informações para me prevenir, claro. Esses cuidados são necessários, mesmo sendo a bicicleta um dos melhores esportes para a nossa saúde e que não causa o impacto do peso do corpo, pois este é praticamente todo transferido para o banco.

E o que mais encontrei foi que a lombalgia (dor lombar) é o que mais incomoda esses atletas, em segundo lugar a dor cervical. Segundo estudos de 10 ciclistas, 8 sentem dor nas costas.

As causas mais comuns:
  • postura incorreta (a posição acarreta pressão nos discos vertebrais);
  • sobrecarga na musculatura despreparada;
  • material esportivo inadequado.
Como prevenir:
  • exercícios como o abdominal e o abdominal transverso que fortalecem a musculatura específica do abdomen;
  • acostumar-se gradualmente com a bicicleta;
  • evitar subidas e marchas pesadas no início;
  • ter um bom preparo físico;
  • bike bem ajustada e adequada;
  • alongamentos antes e depois do exercício.
E nunca esqueça de como se preparar: capacete, luvas, roupas adequadas e ÁGUA!

Aqui alguns exercícios/alongamentos para os ciclistas:

E aqui um vídeo com algumas dicas:





2 comentários:

  1. Como vai Luciano, tudo bem? Bacana as dicas para ciclista. Como eu pedalo três vezes por semana, é bom ter dicas assim.

    Abç.
    Carlos (do Dicaseg)

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  2. Olá Carlos, Obrigada pela visita e pelo apoio que tem dado. Pois é, virei ciclista agora, estou começando, por isso já me preocupando com as posturas e alongamentos corretos.abços.

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