sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Plantas Medicinais também podem fazer mal à sua saúde

beneficios-cha-verde

Falamos aqui algumas vezes sobre as Plantas Medicinais, assim vamos aprendendo também junto com vocês, que há diferenças entre Plantas Medicinais e Fitoterapia, por exemplo, nós todos fazemos sempre utilização de uma dessas duas alternativas, mas tudo sempre tem que ser com moderação e bem pesquisado, pois assim como há plantas liberadas pela Anvisa, também sabemos que algumas podem fazer muito mal.

O Dr. Leonardo em seu blog nos postou uma matéria interessante sobre o assunto, não deixem de ler: Plantas Medicinais também podem fazer mal à saúde

No artigo ele cita algumas “regras de ouro” sobre o assunto:
  1. Plantas podem ser tóxicas.
  2. Para saber se a planta é ou não tóxica é necessária a sua identificação botânica, o que é um processo complexo. Identificação “no olho” ou por mateiro pode ser extremamente perigoso.
  3. Plantas são organismos vivos, substâncias químicas são originadas do metabolismo terciário o que significa que não é essencial à vida dela e só ocorre em algumas circunstâncias, ou seja, mesmo quando a identificação botânica foi feita, ainda assim não há garantia de produção ou não de substâncias tóxicas ou medicinais.
  4. Os mecanismos de extração e purificação dos fitoterápicos, extraem e purificam tanto o que é medicinal quanto o que é tóxico.
  5. Nem todos os efeitos das plantas são tão conhecidos quanto os dos medicamentos produzidos, nem todos os usos em todas as patologias foram testados.

Cuidem-se!

Fonte: http://leonardof.med.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails