quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cartilagem





 

                                                    

                                                                 
                                                                                                          



À esquerda imagem de uma coluna cervical normal, sem degeneração da cartilagem (espaço intra-vertebral), e à direita imagem da minha coluna cervical, com diminuição dos espaços intra-vertebrais, mostrando degeneração da cartilagem até mesmo ao ponto de fusão de vértebras (inexistência total de cartilagem).

O Tecido Cartilaginoso é elástico, flexível e de cor clara, que adere às superfícies articulares dos ossos. Nele não existem vasos sanguíneos e nervos. A cartilagem faz parte do Sistema Esquelético do nosso corpo. É firme e resistente mas não tanto como os ossos.

Além de diminuir o atrito entre os ossos (joelho, cotovelo, vértebras…) serve também para dar sustentação e forma a algumas partes do corpo, com o nariz.

Existe mais de um tipo de cartilagem, a que encontramos entre as nossas vértebras da coluna, é a cartilagem fibrosa, que formam os Discos Intervertebrais (veja imagem acima), composta por grande quantidade de colágeno, além de água, e suporta altas pressões por ser mais resistente e flexível.

A degeneração e destruição da cartilagem, é o que chama-se de OSTEOARTROSE, ou somente ARTROSE, sendo as mais comuns na coluna cervical, joelho, quadris, mãos e pés. Desencadeiam ainda um processo inflamatório.

Como é o processo da artrose? traumatismos, peso, movimentos repetitivos, levam à essa degeneração, que é um desgaste e que pode chegar à totalidade da cartilagem, causando muita dor, limitação e chegando até à deformidades, tudo isso devido ao atrito direto entre os ossos.

Não existe cura que possa reverter a artrose, os tratamentos ajudam a diminuir a dor e melhorar os movimentos e limitações, podendo ser usadas fisioterapias, acupuntura, protetores, exercícios, …



2 comentários:

  1. Olá Mara,

    gostei muito de seu blog. Tenho 23 anos e ontem precisei ir a emergência por uma forte dor na região cervical, e o raio-x foi parecido com esse seu acima, uma união de duas vértebras. Ainda estou muito confusa e com dores, e vou procurar um especialista para iniciar um tratamento. O seu blog me ajudou muito a entender melhor o funcionamento da coluna.
    Desejo melhoras no seu tratamento.

    Rebeca

    ResponderExcluir
  2. oi Rebeca,
    Obrigada pelo elogio... diversas vezes também tenho que ir ao pronto-socorro por dor na nuca... pois os remédios que tomo às vezes não dão conta. Espero que encontre um bom profissional pra te ajudar. Cuide-se e boa sorte.
    Mara

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails