segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bursite x Tendinite

Sempre há essa confusão entre BURSITE e TENDINITE, então fomos ler e aprender mais sobre o assunto pra passar aqui.

bursite
BURSITEInflamação da bursa, uma bolsa cheia de líquido, que fica entre o tendão e o osso. Essa bolsa ajuda a diminuir os atritos entre essas partes. Pode ser aguda ou tornar-se crônica.
Onde ocorre: mais frequentemente no ombro, cotovelo e joelho.
Causas: esforços repetitivos.
Sintomas: dor nas articulações, inchaço e calor nas juntas.
Tratamento: repouso, imobilização temporária, anti-inflamatórios e antibióticos, fisioterapia, injeção de corticosteróides, drenagem cirúrgica.
Prevenção: evitar esforços repetitivos.



tendinite
TENDINITE: É a inflamação do tendão,  
uma corda fibrosa que une o músculo ao osso.
Onde ocorre: ocorre mais no ombro, cotovelo, punho e tendão de aquiles.
Causas: é resultante de uma lesão, uso excessivo, envelhecimento, ou pessoas com outras doenças como Artrite Reumatóide.
Sintomas: dor que piora com movimento, vermelhidão.
Tratamento: repouso, imobilização temporária, anti-inflamatórios, aplicação quente ou frio, fisioterapia para fortalecer o tendão, raramente cirurgia para remover o tecido inflamado.
Prevenção: evitar movimentos repetitivos de braços e pernas, manter os músculos fortes e flexíveis e aquecer e alongar antes de qualquer atividade física.

Os 2 casos são conhecidos como REUMATISMO DE PARTES MOLES, tem causas e sintomas semelhantes, mas são doenças distintas. Também há a confusão pela proximidade entre a bursa e o tendão, e o diagnóstico correto pode ser obtido pelo ultra-som ou pela ressonância nuclear magnética.

A BURSITE pode ser confundida com artrite ou outra doença/causa, foi o que ocorreu no meu caso, antes de saber dos problemas na minha coluna vertebral, sentia muita dor no ombro, fui a diversos médicos ortopedistas, e fiz fisioterapia para bursite durante meses, e só depois de observar que não estava melhorando nada, que insisti mais com outros médicos e pediram exames de rx da coluna, só assim fui diagnosticada corretamente, mas infelizmente já era tarde pra escapar da cirurgia de artrodese que realizei na coluna cervical.

Fonte: MedlinePlus

Aqui um vídeo explicativo sobre essa diferença, veiculado em um programa local de Uberlândia:




Technorati Marcas: ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails