segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Repouso e Dor

repouso

Realmente, esse assunto traz sempre muitas dúvidas, eu mesma, tem dores que melhoram com o repouso e outras que pioram.


Os médicos sempre nos indicam movimentar-se até seu limite e repouso em períodos agudos. Mas esses repousos na cama devem ser sempre limitados, ou seja, de 2 a 3 dias, no máximo, pois o repouso absoluto por muitos dias não ajuda a melhorar pelo menos os principais tipos de dores crônicas como a dor nas costas e ainda enfraquece os músculos da coluna, sem falar que pode levar à depressão.

O melhor é fazer o repouso limitado quando necessário, juntamente com os analgésicos e aos poucos mover-se devagar e com cuidado, com exercícios lentos e/ou fisioterapia e volta aos poucos das atividades normais do dia-a-dia.

Para os problemas na nossa coluna vertebral, a melhora ou piora da dor com o repouso, depende do tipo de complicação ou doença, por exemplo, na Espondilite Anquilosante, geralmente é referido que a dor piora com o repouso, para a dor ciática, é o contrário, ou seja, piora com o exercício. Também se a dor piorar com o movimento, pode ser o caso de comprometimento do nervo da coluna que pode estar sendo comprimido.

A prática do repouso intercalado com movimentos “adequados” também é eficiente, mantendo o condicionamento físico do paciente.

Os coletes, chamados de órteses, também podem ser indicados para repouso, ou seja, para diminuir os movimentos da coluna, e consequentemente as dores, mas assim como o repouso, não deve ser por muito tempo pelo mesmo motivo: enfraquecimento da musculatura.

Eu mesma tenho um grande problema quanto a isso: com o repouso na cama, melhora minha dor cervical, mas piora minha dor lombar , e então o que fazer? vou intercalando, pra pelo menos intercalar também as dores (rsrsrs).


E não esqueça de ao repousar cuidar da postura para que as dores não piorem, veja aqui a melhor forma de repousar:
Dormir bem



2 comentários:

  1. Olá, Mara! Tudo bem?

    Antes de mais nada, queria elogiar a sua iniciativa e coragem em compartilhar o seu dia-a-dia com os problemas na coluna! Seu blog possui com um conteúdo muito bem produzido e de extrema qualidade. Parabéns de verdade!

    Meu nome é Ivana Kroeger, sou da agência FullTecno e responsável pelos conteúdos do blog ABCdor, que tem por objetivo oferecer informações e dicas para quem sofre de dores crônicas.

    Se quiser dar uma passada no blog (http://www.abcdor.saude.ws/) para conhecer o nosso trabalho, é mais do que bem vinda!

    Atenciosamente,
    Ivana Kroeger

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivana e pessoal do abcdor, obrigada pelo elogio, e visitei seu blog e vai me ser muito útil pessoalmente pras minhas dores , vou visitar sempre.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails