
Sabiam que o tipo de pisada, pode influenciar e muito em diversos tipos de dores? nas pernas, nos pés, na coluna vertebral…
Por isso na hora de escolher um calçado, principalmente tênis para praticar qualquer esporte, ou mesmo só pra caminhar ou passear, isso deve ser levado em conta.
Hoje em dia em qualquer loja especializada em tênis já fazem esse tipo de teste pra você saber seu tipo de pisada, mas existem testes (Teste do Pedígrafo) mais completos em clinicas especializadas também. Esses testes são interessantes porque nem sempre o tipo do pé determina o tipo de pisada, pois ela pode alterar dependendo da flexão do joelho, quadril, …
Existem além de tênis específicos para cada tipo, também palmilhas indicadas por médicos ortopedistas para serem utilizadas nos demais calçados.
Existem alguns tipos básicos:
PRONADO, PLANO OU CHATOS : quem pisa “pra dentro”, e na verdade tem hipermobilidade, então o calçado deve ser menos flexível e mais estável. É o tipo de 50% das pessoas.
NEUTRO: pisada normal, o calçado deve ter amortecimento e flexibilidade. É o tipo de 45% das pessoas.
As lesões que podem ocorrer com o uso do calçado inadequado podem ir desde entorses, tendinite, joanetes, dores e até fraturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário