quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dor de Cabeça x Coluna Vertebral (relembrando...)

tipos dor de cabeça

Só quem tem sabe como é ruim uma dor de cabeça né? Mas sabemos que existem muitos tipos e muitas causas, desde alimentares até neurológicas e posturais.

Só esclarecendo, Cefaléia é a mesma coisa que dor de cabeça, e enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça.

As principais causas das dores de cabeça são tensionais (ombro, pescoço e mandíbula) ou vasculares.

Mas como em qualquer tipo de dor o melhor é ir logo procurar um médico. Conheço uma pessoa que sofria há anos, ia sempre parar em pronto-socorro por causa dessas terríveis dores, resolveu procurar um neurologista que fez vários testes, exames, e depois de tratamento com algum medicamento, dietas, e alguns cuidados, não teve mais o problema.

Mas… vamos falar um pouco sobre a dor de cabeça causada por problemas na nossa coluna vertebral: a quantidade de nervos que existem na coluna cervical é muito grande, e qualquer alteração nesse ponto pode causar a dor de cabeça. Pode ser um desalinhamento, uma compressão, má postura ou uma lesão mais grave. E isso causa aquela dor na nuca ou pescoço.

A cervicalgia (dor na nuca, dor no pescoço, dor cervical) também é uma das causas da dor de cabeça,  Desse tipo conheço bem, já tive que correr ao pronto-socorro algumas vezes, pois tenho muita dor na nuca sempre… diariamente…, e às vezes se transforma em uma fortíssima dor de cabeça.

E o que podemos fazer, além é claro, de procurar um médico? além dos medicamentos, as crises podem melhorar com massagens, relaxamento muscular, fisioterapia.

Fonte: MedlinePlus

Para ver mais detalhes sobre o assunto:
Sociedade Brasileira de Cefaléia
www.dordecabeca.com.br
http://cefaleias.com.br








8 comentários:

  1. Olá !!

    Muito útil e esclarecedor seu artigo, eu raramente tenho dor de cabeça, algumas vezes por causa do fígado, devido a um problema que tive, e outras por causa justamente de um deslizamento que tenho na coluna, quando não cuido da postura, o resultado é sempre uma dorzinha de cabeça.
    Como citado, é sempre bom a consulta a um profissional, pois as causas são inúmeras !
    Grande abraço e boa semana !!

    ResponderExcluir
  2. No meu caso, são dores cíclicas, que ficam meses sem incomodar, mas quando voltam são fortíssimas, a impressão que dá é que vou desmaiar ou ter um derrame. Tenho escoliose desde que me entendo por gente. Será que uma coisa tem a ver com a outra?
    -Jorge Queiroz

    ResponderExcluir
  3. oi pessoal, realmente a dor de cabeça é algo que incomoda muita gente, e só depois de passar a ter problemas na coluna é que pude verificar que isso e suas consequencias podem levar a dores de cabeça também. Tenho dores de cabeça muito fortes devido ao meu problema cervical e às vezes tenho que recorrer ao pronto-socorro pra tomar tramal na veia, mesmo assim demora pra passar.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo e bem explicativo, parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido amigo, procuro colocar os relatos do meu dia a dia com a esperança de ajudar alguém que passa por problemas semelhantes, sempre com a visão do paciente. abraços!

      Excluir
  5. Obrigado pelo artigo, eu trabalho no computador (programação de site, logo, bootstrap etc..), fico todo tempo sentado com má postura, pode ser por isso que sinto dores de cabeça. Vou ficar atento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar o blog. São apenas as experiências que estou passando nos últimos 10 anos que venho sofrendo com problemas de coluna. Boa sorte.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails