segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Coluna x Problemas na Boca ?

boca

Já ouviram falar em ATM (Articulação Temporomandibular)? É o nome das articulações da mandíbula. Eu ouvi falar em uma das minhas muitas sessões de fisioterapia, onde uma paciente ao lado fazia um tratamento pra enxaqueca originada pela disfunção da ATM, e a fisioterapeuta falou que esse problema também causa dores na cervical.

Nossa coluna vertebral envolve muitos músculos, tendões e nervos, e muitas vezes quando a mordida está errada a mandíbula se desvia lateralmente para tentar equilibrar, assim, em cadeia,  o músculo do pescoço fica sobrecarregado de um lado e a dor na cervical é a consequência.

Algumas das causas dos problema na boca e consequente dor na coluna cervical:
  • perda de algum dente;
  • dentes encavalados;
  • obturações mal feitas;
  • contato prematuro (quando fechamos a boca e um dente tem contato antes dos demais);
  • muitas vezes a origem vem também da modernidade, onde mastigamos mal, com  pressa e alimentos menos consistentes (industrializados), o que gera uma amolecimentos da musculatura facial.
Os sintomas, além da enxaqueca e dor na cervical, podem ser estalos, dor  e zumbido no ouvido, dor nos ombros, olhos, braços e pescoço, e podem se intensificar pelo stress físico ou emocional e bruxismo (ranger dos dentes à noite).

E os tratamentos? devem ser feitos juntamente com dentista, ortopedista, fisioterapeuta e quiropraxista. E vai deste tratamentos alternativos como fisioterapias e massagens,  até a cirurgia, passando pelo uso dos conhecidos aparelhos ortodônticos.



Um comentário:

  1. Incrível isso, nunca tinha ouvido falar nisso...
    Belo post!


    paulospala.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails