sexta-feira, 23 de julho de 2010

Transformar pontos fracos em FORTES



Li essa matéria na revista Bons Fluidos e fiquei pensando que podemos usar isso pra melhorar essas dores crônicas que os problemas na coluna nos causam.


Assim psicólogos fizeram uma experiência com um grupo onde cada um falava desses seus pontos, onde ficou claro que é bem difícil expressar forças e fraquezas. Mostrar pontos fortes pode parecer arrogância, porém mostrar as fraquezas é perigoso, dá medo de ser atacado. Então não se mostra nada e assim aparecem tantos conflitos.


Os terapeutas detectaram que existe uma doença, o “elismo”, ou seja, gente que sofre “por eles”, mas eles quem? pais, filhos, amigos, chefe, igreja, mídia… e assim fica tudo sem foco, pois queremos que se cumpram as expectativas externas.

E pra manter o foco, as nossas forças e fraquezas devem estar conscientes em nós, assim cria-se mais coragem de ser quem você é, e trilhar o melhor caminho.
O ganho disso ? mais confiança e mais esperança!

E qual o MAPA DA MINA então? Como a força e a fraqueza andam juntas, é proposto esse exercício em 3 “lembretes” que devemos guardar e olhar sempre que precisarmos tomar alguma decisão:
PONTOS FORTES
PONTOS FRACOS
Conforto x Desconforto        
  (na vida diária)
O que você faz que te deixa mais confortável?
O que você faz que te deixa desconfortável?
Aproxima x Afasta            (família, amigos e relacionamentos)
O que faz as pessoas virem ao seu encontro?
O que faz as pessoas se afastarem de você?
Desde pequeno …
O que seus pais e professores diziam que era uma qualidade sua?
O que seus pais e professores criticavam em você?




Technorati Marcas: ,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails