segunda-feira, 28 de junho de 2010

Caloria ? O que é isso mesmo ?

Ela está na boca do povo, e é o combustível que atormenta quem quer ou precisa (como nós) perder peso pra manter mais saúde para nossa Coluna Vertebral.

É a energia retirada de proteínas, carboidratos e gorduras, que é processada pelas células e responde por funções vitais do nosso corpo, como fazer bater o coração, manter a temperatura adequada ao corpo, etc.

Quando dizemos que um alimento tem “x” calorias, nos referimos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo. E todos os alimentos são fontes de Kcal (no mundo da nutrição esse é o termo correto). E o pior disso tudo é que o organismo transforma o excesso em gorduras !

Segundo o sistema internacional de unidades, 1 caloria equivale a 4,18 joules – a quantidade de calor necessária para elevar em 1º C a temperatura de 1 mililitro de água.

E pra medir isso existe uma máquina parecida com um forno chamada calorímetro bomba, onde os alimentos são literalmente incendiados e o calor liberado é transferido para um recipiente com água e assim cada grau que eleva em 1 mililitro do líquido soma-se 1 caloria a esse alimento.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda um consumo em torno de 2 mil quilocalorias/dia. Sendo aproximadamente 55% de carboidrato, 30% de gordura e 15% de proteína.

E assim para eliminarmos os indesejáveis quilinhos a mais, basta??? inverter o balanço energético, o famoso: “gastar mais do que consumir - energias”.

E porque recomenda-se aliar essa diferença aos exercícios físicos? é que nessa balança 75% dos gramas perdidos são de gordura e o restante é de massa magra, que deve ser recuperada através das atividades físicas.

Lembrando sempre que esses valores e medidas dependem do metabolismo de cada pessoa.

Fonte: Revista Saúde


E na internet lugar pra ajudar a contar essas calorias é o que não falta:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails