segunda-feira, 31 de maio de 2010

Síndrome Miofascial

Síndrome Miofascial

Se você nunca ouviu falar em SÍNDROME MIOFASCIAL, não é a única pessoa, eu mesma nunca havia ouvido falar, até um reumatologista me diagnosticar há uns 2 anos, quando eu achava que estava com fibromialgia. Bem , agora que estou com sintomas parecidos, voltei ao mesmo reumatologista, e agora ele falou que o diagnóstico é de FIBROMIALGIA.

Isso porque os sintomas são parecidos, o que mais diferencia, é que a Fibromialgia tem as dores mais difusas e na Síndrome Miofascial as dores tem pontos mais definidos, como nos glúteos, lombar, trapézio e cervical (figura acima).

A SÍNDROME MIOFASCIAL tem sua origem em traumas musculares e postura inadequada, quando as fibras musculares entram em espasmo e a circulação do local acaba prejudicada. Como resultado, a FÁSCIA, espécie de capa branca e protetora que reveste cada músculo, termina irritada. Isso gera uma sensação de dor que se espalha, trata-se do ponto-de-gatilho, que é um centro de irradiação.
Pode ocorrer formigamento, dormência e fadiga.

Estou postando aqui, porque as duas tem várias causas, e uma delas , o que acontece comigo, é sequela de problemas na coluna cervical.


Para melhorar:
  • medicamentos  que aumentem os níveis de serotonina e noradrenalina (mensageiros químicos do sistema nervoso);
  • alongamentos;
  • exercícios como caminhada, bicicleta, natação;
  • aumentar o lazer;
  • diminuir o stress.
image



2 comentários:

  1. Oi,Mara!
    Adorei sua postagem, muito boa!!!
    Já ouví falar muito desta Síndrome, mas eu não sabia qual é a diferença entre as duas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é bem isto mesmo, tenho este problema, o qual nem sabia da existencia, e luto no dia a dia para controlar, pois quando o nivel de stress aumenta com ele aumenta o problema.

    abraço
    Carla

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails