
Se você nunca ouviu falar em SÍNDROME MIOFASCIAL, não é a única pessoa, eu mesma nunca havia ouvido falar, até um reumatologista me diagnosticar há uns 2 anos, quando eu achava que estava com fibromialgia. Bem , agora que estou com sintomas parecidos, voltei ao mesmo reumatologista, e agora ele falou que o diagnóstico é de FIBROMIALGIA.
Isso porque os sintomas são parecidos, o que mais diferencia, é que a Fibromialgia tem as dores mais difusas e na Síndrome Miofascial as dores tem pontos mais definidos, como nos glúteos, lombar, trapézio e cervical (figura acima).
A SÍNDROME MIOFASCIAL tem sua origem em traumas musculares e postura inadequada, quando as fibras musculares entram em espasmo e a circulação do local acaba prejudicada. Como resultado, a FÁSCIA, espécie de capa branca e protetora que reveste cada músculo, termina irritada. Isso gera uma sensação de dor que se espalha, trata-se do ponto-de-gatilho, que é um centro de irradiação.
Pode ocorrer formigamento, dormência e fadiga.
Estou postando aqui, porque as duas tem várias causas, e uma delas , o que acontece comigo, é sequela de problemas na coluna cervical.
Para melhorar:
- medicamentos que aumentem os níveis de serotonina e noradrenalina (mensageiros químicos do sistema nervoso);
- alongamentos;
- exercícios como caminhada, bicicleta, natação;
- aumentar o lazer;
- diminuir o stress.

Síndrome Miofascial
Reviewed by Mara
on
maio 31, 2010
Rating:

Oi,Mara!
ResponderExcluirAdorei sua postagem, muito boa!!!
Já ouví falar muito desta Síndrome, mas eu não sabia qual é a diferença entre as duas.
Bjs
Realmente, é bem isto mesmo, tenho este problema, o qual nem sabia da existencia, e luto no dia a dia para controlar, pois quando o nivel de stress aumenta com ele aumenta o problema.
ResponderExcluirabraço
Carla