segunda-feira, 3 de maio de 2010

REABILITAÇÃO VESTIBULAR


meus olhos


Já fiz um post anterior sobre labirintite, e agora vou falar um pouco sobre um  tratamento não muito conhecido, que segundo a minha otorrinolaringologista, tem depoimentos de pacientes dela em que houve grande melhora na tontura.

Como a labirintite tem sido crônica pra mim desde novembro do ano passado, quando antes tinha somente crises, agora às vezes a tontura diminui e em outros períodos piora, mas nunca melhoram 100%, então a médica me indicou um tratamento denominado REABILITAÇÃO VESTIBULAR, mas … não encontrei quem fizesse pelo meu convênio médico, só particular, então por enquanto vou ter que ficar tonta mesmo (rsrsrs).

Mas VESTIBULAR porquê? não, não é nenhuma prova (kkkkkkk), sistema vestibular é o conjunto de órgãos do ouvido interno, que é responsável pelo equilíbrio… olha o danadinho aí:

vestibular

Então temos que REABILITAR ele pra voltar ao equilíbrio normal
E como é feito? através de exercícios específicos com os olhos, cabeça e corpo.
Esses exercícios se baseiam em repetição justamente dos movimentos que causam tontura, o que levaria a mudanças de hábito e melhora na resposta a esses movimentos, meio complicado, mas mais fácil de entender pelo exemplo do que ocorre com os marinheiros… o hábito leva à diminuição da resposta do sistema nervoso e do sistema vestibular.

Nossa, mas fico tonta só de pensar nesses exercícios… mas quero tentar, se bem que alguns movimentos não vou poder fazer porque meu pescoço tem muitas limitações, acho que só dá pra fazer os movimentos com meus olhinhos aí !!!
Esse tratamento é feito por fisioterapeutas ou fonoaudiólogos.

Mas falando em tratamentos pra labirintite, a fisioterapeuta me ensinou uma coisa interessante esta semana : casca de 2 laranjas lima de molho no álcool e ir cheirando... não posso falar do resultado porque não encontrei ainda a tal frutinha, quando testar conto aqui pra vocês.

Não devemos esquecer é que as vertigens da labirintite tem várias causas, e além do tratamento dos sintomas da vertigem, que é feito com medicação, e da recuperação vestibular, também deve ser tratada essa causa, que podem ser muitas como: doenças do ouvido, infecções, hábitos alimentares (muita cafeína, doces, álcool, drogas …), stress, traumatismos, problemas na cervical - como é o meu caso, e outros.


Aqui alguns links sobre esse tema:

3 comentários:

  1. Olá amiga, não deve ser nada legal estar assim. É importante achar um bom tratamento, para sentir-se melhor. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Luciana,
    Pra labirintite tô tratando com remédios, enquanto não tenho condições financeiras de fazer esse aí... assim que der vou fazer sim.
    bjs.
    Mara

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails