terça-feira, 13 de abril de 2010

MACROBIÓTICA


MACROBIÓTICA = MACRO= grande  /  BIO = vida

Tinha uma vaga idéia sobre o assunto, então resolvi pesquisar e estudar um pouco, já que estou buscando meios de melhor qualidade de vida e como melhorar todos esses problemas de coluna e suas consequências, que a cada dia aparecem mais...

Algumas  fontes de pesquisa foram a Revista Medicina Natural, em edição especial sobre métodos alternativos para os problemas da coluna vertebral, além de outra matéria da Revista Vida Simples, além da nossa Wikipédia e alguns sites específicos sobre Macrobiótica:
A macrobiótica é um tipo de alimentação baseada em cereais integrais, vegetais e legumes, que leva em conta tanto a saúde física como mental (alma sã em corpo são). Apoia-se na idéia de que a causa das doenças está na desarmonia entre as forças YIN (flexívil, negativo, frio) e YANG (forte, dinâmico, positivo, quente).
É na verdade um regime alimentar de vida, mas que não confunde-se com o vegetarianismo. É uma alimentação rica em cereais integrais, legumes e frutas. É uma alimentação adequada ao meio-ambiente, que segue as estações do ano e o equilíbrio do homem com a natureza, respeitando a evolução biológica de cada um. E onde devem ser evitados os alimentos industrializados, além dos doces e excesso de sódio.
E a coluna vertebral como qualquer outro órgão também manifesta a condição geral do organismo. E por esta razão é afirmado pelos macrobióticos que os demais tratamentos como fisioterapia, massagens e outras técnicas, apenas tratam momentaneamente, e o que se precisa realmente é de um tratamento orgânico geral, através de uma melhor alimentação, o que melhora a função como inchaço de outros órgãos, a obesidade, a falta de movimentação, os processos de calcificação, etc, revitalizando assim as células e ossos.
Afirma-se que a ingestão de muitos produtos YIN como açúcar e produtos refinados produz um sangue ácido que enfraquece os ossos, articulações e músculos. E por outro lado, o YANG, o excesso dos alimentos ricos em sódio, gorduras e proteínas animais, produz um sangue denso que tem como consequência contrair e solidificar o organismo, o que formaria os bicos-de-papagaio, artrite e dores decorrentes de pressão nos nervos.
Assim o recomendado seria equilibrar a alimentação baseada nos alimentos YIN e YANG.





Alimentos Yin: centeio, aveia, milho, cevada, berinjela, tomate, pimenta, pepino, espinafre, alcachofra, abóbora, cogumelos, ervilha, beterraba, alho, couve-flor, lentilha, pescado, porco, vaca, iogurte, natas, manteiga, margarinas, frutos, mel, açúcares, café, vinho, cerveja, chá verde, pimenta, refrigerantes.
Alimentos Yang: arroz, trigo, alface, repolho, alho-poró, grão-de-bico, rabanete, nabo, cebola, salsa, cenoura, agrião, linguado, atum, salmão, camarão, sardinhas, pato, peru, ovos, leite, queijos, amêndoa, azeitonas, óleos vegetais não refinados, alecrim, vinagre, mostarda, baunilha, açafrão, sal marinho não refinado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails