terça-feira, 6 de abril de 2010

FIBROMIALGIA


Falar sobre a FIBROMIALGIA , acho bem complicado, pois é uma coisa difícil de entender o conceito, mas as dores reais eu conheço bem. A primeira vez que senti há uns meses atrás, acho que foi em 2009, senti algo estranho no meio das minhas outras dores da coluna... senti algo como uma "agulhada" profunda e dolorida em alguns pontos: nos braços, no bumbum, nas pernas e até no rosto durante várias vezes ao dia. Em uma consulta foi diagnosticada facilmente, lembro que tomei alguns medicamentos para relaxamento muscular e para dormir melhor e me foi recomendado caminhada, relaxamento, fisioterapia, alongamento... mas coisas que eu já faço normalmente pelos problemas na coluna. E os sintomas devagarinho sumiram. 
Mas desde a semana passada começaram de novo, iguaizinhas, e agora já sei como são, então já estou buscando um profissional pra ir novamente, ainda não encontrei o certo pra mim.
Gostaria de entender melhor as causas, assim vou lendo em lugares específicos por aí, quem sabe prevenindo consigo me livrar, porque, que é ruim, isso é.
Mas agora procurando um profissional lembrei que na minha última consulta o médico disse que poderia ser também uma tal de: SÍNDROME MIOFASCIAL , que pode ser confundida com a FIBROMIALGIA, mas qualquer das duas foi diagnosticado como: SEQUELAR DE RADICULOPATIA CERVIAL.
Cada coisa que nos aparece, sobre essa nunca antes havia ouvido falar, mas que dói ... dói muito.
O que tenho encontrato nos conceitos é que não é uma doença inflamatória e sim um reumatismo que afeta os músculos.
E sobre as causas também tenho procurado pra assim podermos prevenir, mas o que tenho encontrato também é que se trata de uma doença psico-social, devido aos avanços tecnológicos, pressão por produtividade, consumismo, o que deixa o homem numa situação de fragilidade e disparando os gatilhos para os sintomas.
Bem, se for assim, como prevenir então se vivemos nesse mundo? 

Resumindo: 
  • pra prevenir  = relaxar
  • pra combater = relaxar




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails