sexta-feira, 2 de abril de 2010

EA


Há uma grande discordância quando se fala de ESPINDILITE ou ESPONDILOARTROSE ANQUILOSANTE:

Conceitualmente:
EA = espondilite anquilosante / espondiloartrose anquilosante
ESPONDILO = coluna vertebral
terminação " ITE " = inflamação
ARTROSE = doença da cartilagem ? 
ANQUILOSE = fusão

Há vários questionamentos que encontro divergência tanto em pesquisas médicas conceituais, tanto perguntando pessoalmente a vários médicos e de especialidades diferentes e relacionadas com este assunto (reumato, ortopedista, neurologista):

  • É Reumática ou Ortopédica? 
  • Degenerativa ou não? 
  • Congênita ou não?
  • São a mesma coisa?
  • Tem os mesmos sintomas?
  • Tem os mesmos tratamentos?
  • Tem as mesmas causas?
  • Tem as mesmas consequências?
  • As duas provocam anquilose/fusão?


E também há divergência até nos textos legais, médicos e previdenciários, e até no CID ???   E assim como fazer o diagnóstico correto?

Continuo sem respostas concretas e isso causa realmente muitos problemas ... 

Será que um dia vou poder saber com certeza ??? Quem sabe por aqui vou conseguir... é uma esperança!

Quer conhecer pessoas com o mesmo problema e trocar experiências
Existe um grupo com o nome de GRUPO DE PORTADORES DE ESPONDILITE ANQUILOSANTE , do qual participo e que tem muitos colaboradores. É só acessar e se juntar a eles.





5 comentários:

  1. Na verdade, artrose não significa doença da cartilagem, e sim da articulação (junta). É que grande parte das articulações têm cartilagem, e a (osteo)artrose comum ataca principalmente a cartilagem de algumas juntas.

    Espondiloartrose anquilosante é sinônimo de espondilite anquilosante, e ambas são diferentes de espondiloartrose comum. Embora os textos legais dêm preferência para o primeiro termo, o segundo é mais aceito por profissionais de saúde.

    A espondilite anquilosante é uma doença autoimune, ou seja, acontece porque o sistema imune da pessoa ataca o próprio corpo. Não existe uma causa claramente definida, e o mais provável é que a doença seja causada por um conjunto de fatores que, sozinhos, não seriam suficientes. Um desses fatores de risco é o gene HLA-B27, então a predisposição pode ser transmitida dentro da família, mas a doença não é congênita, porque ninguém nasce com ela.

    A EA é uma doença principalmente inflamatória, pois a ativação do sistema imune é uma parte essencial. A espondiloartrose comum também tem um componente inflamatório, mas é principalmente uma doença degenerativa.

    Reumatologia e ortopedia são duas especialidades médicas, uma delas é uma subespecialidade da clínica médica, e a outra é mais voltada para a cirurgia. Se você tem espondilite anquilosante, o ideal é fazer acompanhamento com um reumatologista que tenha sido indicado por outro médico em respeito a seu conhecimento, e que tenha sido indicado por outro paciente em respeito à qualidade de seu relacionamento médico-paciente.

    ResponderExcluir
  2. Já fiz 4 cirurgias de hérnia de disco. Na última inseriram um disco anatômico, haste e oito parafusos de titânio, lendo sobre a espondilite anquilosante fico me questionando se este não é o meu diagnóstico. Assim, deixo o seguinte questionamento qual a diferença de EA para hérnia de disco?

    ResponderExcluir
  3. tenho osteporose e espondiloartrose anquilosante qual e o cid

    ResponderExcluir
  4. A diferença entre EA e Hérnia-de-disco é muita, são coisas bem distintas, o melhor é perguntar sempre ao seu médico especialista.

    ResponderExcluir
  5. O CID para osteoporose vai do M.80 ao M.82, depende do tipo e o CID para a espondiloartrose anquilosante, alguns médicos usam o M.45 e outros o M.47.
    Para consultar corretamente o seu caso veja aqui no blog em LINKS ÚTEIS: CID 10.

    Abç.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails