quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Desvios da Coluna (relembrando ...)




Nossa coluna tem algumas curvaturas normais como as da imagem acima. 
Os desvios na coluna são o aumento, diminuição ou ausência dessas curvas. 

Os desvios mais comuns são:





HIPERLORDOSE CERVICAL = aumento da  curvatura   cervical.





HIPERCIFOSE TORÁCICA = aumento da curvatura torácifa (forma corcunda)




► HIPERLORDOSE LOMBAR = aumento da curvatura lombar (bumbum arrebitado)









ESCOLIOSE = atinge a coluna torácica e lombar (em forma de S ou C )



   



COSTA PLANA = inexistência ou diminuição da curvatura normal da coluna.





As causas podem ser diversas e geralmente iniciam-se na infância ou adolescência, quando não são congênitas (adquirido antes de nascer):
  • infecções
  • doenças ósseas ( ex: osteoporose)
  • má postura
  • salto alto
  • traumas por acidentes
  • obesidade
                 Os tratamentos também são diversos, dependendo do grau desse desvio:
  • coletes ortopédicos
  • cirurgia
  • fisioterapia
  • RPG
  • acupuntura
E  claro, a prevenção é sempre o melhor remédio, e deve começar ainda na infância com uma boa educação postural, e exercícios físicos ou esportes, os quais fortalecem os músculos, porque depois, as muitas dores e outros problemas são inevitáveis.

E, só pra completar meus problemas de coluna, fui diagnosticada com ESCOLIOSE LOMBAR SINISTRO-CONVEXA, que quer dizer que tenho curvatura na coluna lombar em forma de C ao contrário, isto é, para o lado esquerdo... olha ela aí:










35 comentários:

  1. Animador o blog, pra quem tem esse problema :(

    ResponderExcluir
  2. odeio ter isso ¬¬
    a minha escoliose é em S, graças a isso tenho costela fora do lugar e não posso fazer quase nenhum exercicio de academia.
    ma mto bom o blog

    ResponderExcluir
  3. Rafael,
    Bem que eu tento, através do blog, fazer com que haja mais prevenção, que eu por falta de informação não tive, e depois ... aí realmente é ruim.
    Mara

    ResponderExcluir
  4. oi Mandinha,
    Obrigada pelo elogio, e cuide-se, tentando fazer o exercício que puder, assim com eu, só coisas muuuito leves, mas é melhor do que ficar sem fazer nada.
    bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  5. a minha é HIPERCIFOSE TORÁCICA, buá buá ='(

    ResponderExcluir
  6. A minha é escoliose congênita idiopática, quer dizer, nasci com isso, não se sabe a causa (provavel genética).
    Operei, enxertei ossos pra segurar a coluna (nesses casos mexer muito é perigoso) e usei colete por 11 meses. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Também tenho ESCOLIOSE LOMBAR SINISTRO-CONVEXA, qual tratamento vc está realizando?

    ResponderExcluir
  8. Faço tratamento pra vários problemas oriundos da coluna vertebral, como dores cervicais, dores lombares, fibromialgia, labirintite, dor de cabeça, mas nada especificamente para o desvio, depende de quais problemas o desvio está causando pra você.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho escoliose em "S", as minhas costelas entortaram junto com a coluna, meu pulmão e estomago estão fora do lugar, acho q não existe cura para esse avanço imenso, se vcs virem meu estado sairão correndo. :(

    ResponderExcluir
  10. a minha escoliose é em foram de S. Meu médico receitou colete por 24hrs duante 2 anos. Só usei uns 6 meses e parei, odeioooo !

    ResponderExcluir
  11. Eu fui deagnosticada que tenho !
    Escoliose sinistro convexa,Sinto muita dor não sei oq eu tomo mais pra coluna.

    ResponderExcluir
  12. eu tenho um desvio na coluna e acho muito legal! Falarem sobre este assunto,
    pois assim pessoas se orientam!
    Eu agora sei!

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho escoliose em S.. descobri isso hoje. E isso causou outro problema para mim: labirintite aguda. É péssimo, sinto tontura, vejo tudo preto, isso demora em torno de 5 a 10 segundos, sinto quando levanto de algum lugar. Mesmo depois de ter tratado o problema da coluna, continuarei com a tontura e vendo tudo preto, durante alguns meses depois ou anos.. E o pior: tenho apenas 12 anos. :s
    Valeu, adorei o blog! *-*

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho escoliose torácica sinistro-convexa e escoliose lombar sinistro-convexa.
    Recebi ontem o Raio-X e vou amanhã à médica, espero que o tratamento passe apenas por fisioterapia durante uns tempos e colete ortopédico, para ajudar a endireitar. Penso que não seja nada de grave, porque o desvio não é muito acentuado, apenas notei há coisa de 2 anos, na altura nem dei importância, mas como começou a doer há uns tempos para cá, e por aconselhamento do médido do clube de futebol onde ando fiz o rx. Espero também não ter de deixar o futebol...

    ResponderExcluir
  15. olá João,
    Ainda não tratei especificamente minha escoliose, já que trato outras coisas na coluna e talvez os analgésicos fortes "mascarem" a dor que possa sentir pela escoliose, mas você está muito certo, o melhor de tudo é sempre procurar ajuda médica o mais rápido possível. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  16. tenho muitas dores na coluna,recentemente descobri que tinha desvio de coluna,me afastaram do meu trabalho,vou tentar emtrar no auxilio doença pelo inss depois do dia 8 sera que vou consegir??? REGINA F PAULA,espero receber opinião ,abraços.

    ResponderExcluir
  17. olá Regina,
    O primeiro passo sempre é procurar um médico, e com o atestado dele procurar a previdência com atestado e exames, se vai conseguir ou não é muito difícil prever, mas espero que consiga pra realmente cuidar de sua saúde.

    ResponderExcluir
  18. ontem fiz pericia no inss ,decisão:deferimento do pedido, motivo:contatacão de incapacidade laborativa,foi reconhecido o direito ao beneficio ficou comprovado que houve incapacidade para o trabalho,tive direito do dia 09/03/2011 até 15/03/2011,tive direito so 6 dias ,não entendi,vou faser um pedido de prorogação,é uma vergonha como dão 6 dias se meu tratamento so esta comesando ,abraços e espero comentarios para me ajudarem ,bom dia...REGINA.F.PAULA@HUTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  19. Olá Regina,
    Infelizmente os problemas na Previdência são inúmeros, sempre vemos esse tipo de relatos, e claro também passo e já passei muito por isso e o que podemos fazer é o que você está pensando mesmo, entrar com os recursos administrativos como o pedido de prorrogação. Claro, sempre com todos os comprovantes do seu quadro de saúde, como atestado e exames. Boa sorte. Mara

    ResponderExcluir
  20. mara boa noite ,marquei outra prricia dia 24 so que ogora descobri que tenho desvio ,bico de papagaio , megafoses ,so que o perito me negou o auxilio,quis saber porque e ele me respondeu que ERA ELE QUE NÃO QUERIA,achei um absurdo,e o motivo que ele colocou no papel é que =não contatação de incapacidade laborativa, isto é mentira porque levei todos os exames e atestados de expecialista em coluna ,voltei ao trabalho hoje ,senti muitas dor porquer trabalhei em pé durante 5 horas ,não sei o que faser,sagunda ficarei 8 horas em pé vou faser mas fisioterapias,me de alguma opinião ,abraços e ate logo regina.f.paula@yahoo.com

    ResponderExcluir
  21. olá Regina,
    Nesse caso o melhor é procurar um advogado previdenciário pra te ajudar ok?

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho uma cifose! e certa vez um médico me disse que as dores não me matam mas os remédios para controla-las sim. Eu faço RPG e ROLF estou ficando cada vez melhor mas o médico me disse que o melhor Remédio mesmo é a natação mas na minha cidade não tem piscina ai fica difícil.

    ResponderExcluir
  23. minha professora disse que essa doença e muito grave ela disse que quando agente e novo nao sente nada as consequencias so vem quando agente envelhese eu tomo todo cuidado possivel.

    ResponderExcluir
  24. oi Rafaela, realmente os problemas na coluna sempre inspiram muito cuidado, e é claro, sua professora tem razão, prevenir é sempre o melhor, pois depois que envelhecemos fica tudo mais difícil e aí temos que correr atrás, tomar muito remédio e fazer tudo pra melhorar. Cuide-se sempre.
    bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  25. olá também tenho escoliose congênita ja operei tirei um osso da baçia para colocar nas costas para segura a coluna...não gosto de ter isso acho muito chato as pessoas(não todas te olham estranho mais isso não me empede de nada trabalho tenho duas filhas danço todo tipo de musica minha mae fala cuidado mais acho q agente temos que aproveita a vida não ficar achando que o mundo acabou dar uma de coitado sabe temos que ter fe e ser feliz....

    ResponderExcluir
  26. Falou e disse, tentar aproveitar a vida ao máximo é o melhor que temos que fazer. abço. Mara

    ResponderExcluir
  27. boa noite Mara,espero que possa me ajudar,me de uma opnião,voltei a trabalhar no dia 29/03 e peguei minhas ferias dia 30/03,no dia 18/04remarquei um pedido de prorogação do meu auxilio doença,foi marcada para dia 29/04,ele me deu do dia 18/04 ate 31/05,no escritorio do meu trabalho falaram que eu não tenho direito porque eu estava de ferias ,só mandou eu aguardar para ver no juridico ,agora eu não sei o que faço ,gostaria de opnião ,obrigada ,REGINA.F.PAULA.

    ResponderExcluir
  28. Tenho 15 anos , tenho hiperlordose lombar , tenho esse problema dês q nasci.
    agora q to me preocupando !
    faça academia , com aconpanhamento, pq não posso fazer alguns tipos de exercícios .
    Mais agora vou tratar , vou fazer fisioterapia , natação , tudo para melhorar !
    Brigadãao bejoos

    ResponderExcluir
  29. Olá... que pena hein? tão novinha, e com problemas de coluna que sei que são muito ruins mesmo, mas pelo menos já está no caminho certo, acompanhamento e exercícios são o melhor que podemos fazer. boa sorte. abço. Mara

    ResponderExcluir
  30. Oi Regina F Paula, que pena que não posso te ajudar, pois o melhor seria consultar alguém da área jurídica mesmo sobre essas datas e direitos, mas NUNCA deixe de buscar seus direitos, isso ninguém vai fazer por você ok? boa sorte. abço. Mara

    ResponderExcluir
  31. Olá Mara , me dica oque a maioria quer saber , problema na coluna tem cura ? tenho hiperlordose lombar , tem cura ?
    Qais tratamentos poço estar fazendo ?
    Bejooos

    ResponderExcluir
  32. olá ?
    Bem... as 2 perguntas não somos nós que vamos poder te responder... mas sim um médico profissional que deverá ser bem escolhido, ok?

    ResponderExcluir
  33. OOI , tenho hiperlordose lombar eeu posso pular corda?

    ResponderExcluir
  34. olá Lo,
    Obrigada por visitar o blog, mas essa resposta não posso te dar... deve procurar um médico ortopedista que pode te orientar qual atividade fisica pode e qual não pode fazer, geralmente não podemos fazer coisas que causem impacto... mas depende de cada caso. boa sorte. Mara

    ResponderExcluir
  35. Ooi , é adoro seu blog , ee sou aqela menina que tem 15 anos saabe ?!
    passei no medico essa semana , e vou começar a fazer fisioterapia , maais me falee , melhora fisioterapiaa ??
    descupas tantas perguntaas , maais soou joveen e tenho muitas duvidas , espero que não se importe !
    beejos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails