quarta-feira, 31 de março de 2010

Cromoterapia

Tem coisa mais bela que a natureza? E que ela tem influência direta com nossa saúde física e mental que ninguém duvide.
Assim como a medicina, o tratamento médico através das cores também iniciou no antigo Egito, quando eram usados elementos da natureza como flores e pedras, e onde haviam os templos de luz e cor.
Segundo estudiosos no assunto, as cores podem aliviar as dores e até recuperar os pacientes. É muito utilizada pra enxaqueca, TPM, sinusite, etc, e também para os males da coluna vertebral.
É explicada como uma importante terapia alternativa ou complementar, e atua fazendo o equilibrio do fluxo energético e tratando a causa física.
Na verdade o uso das cores é amplamente usado hoje em dia pelos designers e marketeiros, e quem já não ouviu falar do Feng Shui?
Também quem já não ouviu falar que o azul é calmante? e o motivo do antigo "quadro-negro" das escolas ser da cor verde?
Na cura das doenças explica-se que assim como o ser humano e a natureza necessitam da luz solar para sobreviver, esses raios solares se decompõe em 7 raios/espectros distribuidos em nosso corpo físico e energético, e o desequilíbrio dessas cores se refletem em doenças em nosso corpo.

Para o nosso caso: COLUNA VERTEBRAL, nos dizem os estudiosos no assunto que podemos usar:


  • AMARELO: é anestesiante, e ativa os nervos motores gerando energia muscular;
  • PRATA: concorre regenerando os tecidos e agindo como o amarelo;
  • VERMELHO: estimula e excita os nervos e o sangue, ativando a circulação;
  • AZUL: fundamental para finalizar o tratamento, trazendo calma e suavidade.
E como usar as cores como terapia? Existem várias formas:
  • aplicação de luz de lâmpadas coloridas;
  • através da mentalização das cores;
  • através do contato direto com a natureza.
Bem, o estudo das cores é muito interessante, pois tem influência direta em nossos sentidos, ou acham que a côr vermelha amplamente usada nas logo dos fast-food, como o McDonald's é pura coincidência? não é mesmo, essa côr dá aquela fome!


Lembro de já ter usado há muito tempo a mentalização das cores da natureza em sessões de Yoga para relaxamento, mentalizando a imagem de um céu límpido ou um lago calmo e tranquilo, e que relaxa, relaxa... preciso tentar essas cores indicadas para as dores na coluna, quem sabe? E o melhor é que a natureza é de graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails