quarta-feira, 10 de março de 2010

A Coluna Vertebral








Resumidamente e como podemos entender, a coluna vertebral é o eixo do corpo humano, sendo capaz de sustentar, amortecer e transmitir o peso corporal. Tem como principal característica a flexibilidade e suas funções são a proteção da medula espinhal, movimentação, manutenção da posição ereta e suporte do peso corporal. Ela é composta por 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeos.
É uma aste firme e flexível, constituídas por elementos individuais (as vértebras e os discos intravertebrais) e unidos entre si por articulações, conectados por fortes ligamentos  e músculos, e supridos por artérias.
Os discos intravertebrais (que ficam entre cada vértebra - as cartilagens) são elásticos e constituídos por um núcleo gelatinoso interno (com propriedades líquidas) e um anel fibroso externo (com características elásticas).
A inflamação e “vazamento” desse núcleo é o que causa a conhecida “hérnia-de-disco”. No meu caso as próprias vértebras cervicais estavam comprimindo a medula espinhal.

A medula espinhal encontra-se dentro do canal vertebral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails