quarta-feira, 10 de março de 2010

Colete Cervical




Li e ouvi vários relatos sobre o uso do famoso COLETE CERVICAL (lembrando sempre que cada caso é único!) Todos o conhecem quando são usados em acidentes para não movimentar a coluna cervical até que a pessoa seja encaminhada ao hospital para que as possíveis lesões não se agravem. Também existem vários tipos e finalidades específicas e tipos de imobilização que ele faz.
Conheci o tal colete no dia da cirurgia: quando acordei da anestesia na própria sala de cirurgia já estava com ele. E no começo foi horrível, parecia que não conseguia fazer nada com aquilo, mas como tudo, a gente vai acostumando.
Na recuperação usei ele 24 horas durante 3 longos meses, só podia tirar pra tomar banho. A pior hora era pra dormir, demorei muito pra acostumar. A explicação para esse uso durante a recuperação é que o enxerto ainda estava recente e precisava de um tempo pra consolidar e também porque os movimentos causariam mais dor.
Após esse período fui aconselhada a usar quando necessário... pois o uso contínuo poderia causar relaxamento dos músculos do pescoço e como eles ajudam na sustentação em parceria com a coluna, o trabalho de sustentação ficaria só pra coluna, e não era isso que eu poderia ter. Pelo contrário, devo e faço alguns exercícios pra musculatura do pescoço pra que ela ajude a coluna cervical que não tá lá essas coisas.
Mas o colete se tornou muito necessário, pois com as dores aumentando, e os movimentos do pescoço como são muitos mesmo sem querer, o colete ajuda um pouco fora de casa pra não movimentar muito, e também a diminuir as dores quando preciso ficar muito tempo nas eternas filas de espera da previdência, médicos, etc... e também pra andar de carro pelos movimentos e para proteção de movimentos bruscos que podem ocorrer no trânsito. Enfim agora fora de casa é necessário na maioria das vezes.




12 comentários:

  1. Eu simplesmente odeio o colete!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não é muito bom mesmo, mas ajuda muito a diminuir o movimento e assim a dor, pelo menos pra mim, e também quando ando de carro, pelos balanços... E você usa quando? em que situação? O que seu médico fala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara! não sou a pessoa que escreveu acima. Gostaria de saber como você está depois desses anos todos que você fez a cirurgia? Um abraço! Osvaldo Mineirinho.

      Excluir
    2. Olá Osvaldo. Depois de tantos anos, ainda tenho muita dor na coluna cervical e tomo muitos analgésicos, além das restrições de não poder fazer muito exercício, não consigo andar muito nem carregar peso...ou ficar muito tempo em pé ou sentada..., o meu médico disse que é porque como tenho vértebras "coladas" as que sobraram estão sobrecarregadas... me sugeriu outra cirurgia, mas por enquanto não estou animada.

      Excluir
  3. Oi Mara! Peço a Deus que seja contigo e te ajude nas suas lutas. Em nome de Jesus Cristo. Estarei orando por você.
    Também tenho sofrido, mas Deus está sendo a minha fortaleza. Tenho encontrado muita força diante das minhas dificuldades.

    Um abraço, e vai dar tudo certo!

    Osvaldo Mineirinho

    ResponderExcluir
  4. Você já ouviu falar na prótese Mobi C? Essa prótese não limita os movimentos da cervical. Dá uma pesquisada nela.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar sim desse tipo de prótese, e pena que quando fiz a minha não foi feita assim... mas fé é o que tenho sempre e sempre pensando positivo para passar por tudo. Obrigada pela força.

    ResponderExcluir
  6. Olá boa noite , eu estou usando o colete cervical e tenho procurado pessoas q usam ou ja usaram para trocar experiências , mas é tão dificil. E hoje achei esse blog ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Silvya. Eu usei muito tempo na recuperação da minha cirurgia e hoje uso pra viajar e quando tenho muita dor na cervical, mas é muito incômodo e quente, mas ajuda muito nas dores.

      Excluir
    2. Mara , eu nao uso 24h , so quando saio de casa . Admiro pessoas que nem você que consegue usá-lo pois nao consigo , quando passo 4h seguidas com ele ja me incomoda , começa dores de cabeça e a musculatura começa a ficar dolorida aí tenho que tomar analgésicos . Chorei por nao consegui usar direto. O motivo para q eu use é prevenção, luto contra um cancer de mama a 9anos e tenho metástase ossea desde 2009 e esse ano advinha onde apareceu ? Cervical ! O médico falou q poderia ficar tetraplegica , imagina como fiquei!? Fiz radioterapia dia 15 de julho fará 3 meses . Entao é isso ...

      Excluir
    3. Oi querida. mas eu não uso 24 horas, usei quando estava de recuperação da cirurgia por uns 3 meses, agora é só quando tenho dor ou viajo... que pena sua situação, vou torcer aqui por sua melhora, e realmente problemas na cervical são sempre complicados, mas espero que fique bem. bjs

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails